quinta-feira, 25 de outubro de 2012

VINHO BRASILEIRO - MAIS SEIS MEDALHAS DE PRATA NA ALEMANHA

Quando comecei a estudar o vinho brasileiro há décadas passadas era dificil provar um rótulo que realmente prestasse. Me lembro que há 50 anos, vinhos bons eram Granja União, Georges Aubert e algum outro garimpado com muita paciência. Na década de 1980 a situação começou a mudar para, finalmente, na década de 1990, acontecer o grande salto.
 
Escrevi muito sobre os bons vinhos brasileiros, não por ouvir falar, mas por visitar vinhedos e adegas brasileiras, da mesma forma que o fiz mundo afora. Quem conhece, estabelece parâmetros técnicos de comparação. Isso alimentava intermináveis conversas e discussões com os saudosos Saul Galvão e Sergio Paula Santos, e nos ajuda nas conversas com outras autoridades que estão de taça na mão por ai.
 
Eu recebo dezenas de comunicações por dia e avalio o grau de desconhecimento de uma pessoa ´pelo padrão de crítica que faz. Há 20 anos passados era moda meter o pau no vinho brasileiro, hoje, diante da aprovação internacional através de mais de mil premiações de relevo, da opinião positiva de uma Jancis Robinson, da participação de um Michel Roland, as posturas mudaram, a menos das pessoas pequenas e ignorantes de vinho.
 
Vem bem a calhar, a notícia que segue.
 
Os vinhos e espumantes brasileiros acabam de trazer da Alemanha mais seis Medalhas de Prata, ampliando o ranking de premiações internacionais. Desta vez foi no Concurso MundusVini International Weinakademie, realizado de 24 a 26 de agosto e de 31 de agosto a 02 de setembro em Neustadt, na Alemanha. As 6.019 amostras inscritas no evento foram avaliadas por 300 degustadores de 46 países.

Para o diretor da Associação Brasileira de Enologia (ABE), enólogo Juliano Perin, que esteve representando o Brasil no concurso, o grande destaque ficou por conta da organização do concurso, que seguiu o estilo germânico. "O serviço do vinho foi impecável, de primeira linha. O evento cumpria rigorosamente o horário, dando um intervalo ideal entre as amostras, de forma que possibilitasse ao degustador todo o tempo necessário para a correta apreciação e avaliação do vinho”, destaca. Perin comenta, ainda, que a agilidade na tomada de decisões foi determinante para o sucesso do evento.

Realizado em dois finais de semana, o concurso foi marcado pelo grande número de amostras, o que levou os organizadores a montar júris diferentes para cada período e também oportunizou a degustação de vinhos e espumantes por países, uma característica particular do evento.

 Premiações com Medalha de Prata

Casa Valduga Espumante Reserva Brut 2009- Casa Valduga Vinhos Finos

Casa Valduga Raízes Sauvignon Blanc 2012 - Casa Valduga Vinhos Finos

Famiglia Zanlorenzi 70 anos Tinto 2009 - Famiglia Zanlorenzi

Garibaldi Espumante Moscatel - Cooperativa Vinícola Garibaldi

Garibaldi Espumante Primicias Brut - Cooperativa Vinícola Garibaldi

Miolo Miléssime Brut - Miolo Wine Group

Nenhum comentário: