Os vinhos brasileiros voltarão a marcar
presença nas lojas da Liquor Control Board of Ontario (LCBO), o monopólio
estatal que controla a importação,
comercialização e distribuição de bebidas alcoólicas na província de
Ontário, a mais importante do Canadá. O Monte Pascoal Frisante, da Basso Vinhos
e Espumantes, de Farroupilha (RS), foi selecionado na última licitação da LCBO e
estará à venda a partir do próximo mês de maio. A compra inicial foi de 400
caixas do produto. Esta foi a grande novidade do primeiro dia de roteiro por
Canadá e Estados Unidos, de 9 a 16 de outubro, do Wines of Brasil, projeto
realizado em parceria entre o Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) e a
Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), com
apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE). A comitiva dos vinhos
brasileiros ainda passará por Nova Iorque, Miami e Dallas.
“A presença de um vinho brasileiro nas lojas da LCBO,
especialmente na capital da província, Toronto, e na capital do país, Ottawa,
não é inédita, mas reabre as portas do maior mercado canadense para os nossos
rótulos”, comemora a assistente de Promoção Comercial
da Wines of Brasil, Bárbara Ruppel, que ao lado do gerente de Marketing do
Ibravin, Diego Bertolini, lidera a missão aos dois principais países da América
do Norte. O gestor de Projetos da Apex-Brasil,
Marcos
Soares, também participou do evento. A LCBO é o maior
comprador de bebidas alcoólicas do mundo, dona de 50% do mercado de bebidas
alcoólicas da província de Ontário, cuja população é de aproximadamente 13
milhões de pessoas.
Nove vinícolas brasileiras – Aurora,
Basso, Geisse, Lidio Carraro, Miolo, Pizzato, Salton, Villagio Grando e
Vinibrasil – participaram da “Master Class” (palestra com degustação) promovida
no Park Hyatt Toronto Hotel, sob a condução do escritor de vinhos canadense Charles Byers. O
cônsul-geral
do Brasil, embaixador Afonso Cardoso, deu as boas-vindas as cerca de 80 participantes, entre jornalistas, sommeliers,
donos de restaurantes e agentes (os importadores, que podem vender somente à
LCBO ou atender encomendas de restaurantes). O Consulado Geral do Brasil em
Toronto deu todo suporte ao evento, que contou com a presença do comprador de vinhos da LCBO, David Cacciotolo, responsável pelas
compras na categoria Vintage, uma sessão mais especializada dos vinhos vendidos
pelo monopólio. Ele degustou os rótulos de todas as nove empresas que estavam no
evento. Os seus preferidos foram o espumante Cave Geisse Terroir, o Moscato da
Basso e o Aurora Reserva Cabernet Sauvignon, que, segundo ele, tem um ótimo
custo-benefício.
P
ela manhã, David
Cacciotolo recebeu a comitiva do Wines of Brasil na sede da LCBO em Toronto, que
possui 620 lojas na província de Ontário. “A LCBO está aberta a receber um
projeto para promoção de vinhos brasileiros”, revela Bárbara Ruppel. Segundo
ela, uma nova licitação para compra de vinhos será aberta pela LCBO em dezembro.
Bárbara lembra que a Miolo foi a primeira vinícola verde-amarela a entrar na
LCBO, mas agora terá de participar novamente da seleção porque o estoque de seus
rótulos chegou ao fim no monopólio.
Como resultado do evento, a Halpern
Enterprises, agente da Vinícola Lidio Carraro, diz que um restaurante deve
incluir os rótulos da vinícola butique gaúcha em breve. Esta possibilidade
existe através de “private orders”, uma categoria onde o restaurante pode
comprar o vinho direto do produtor, passando por um agente e pela LCBO, sem
necessidade de participar de licitação. A Vinícola Geisse fez bons contatos para
fechar com um agente para o Canadá.
Em
2011, o Canadá ficou em 7º lugar no ranking de países compradores de vinhos
brasileiros das empresas associadas ao Wines of Brasil. O foco do projeto no
Canadá é a promoção em duas províncias (estados) de Quebec, Alberta e Saskatchewan, controladas pelo monopólio
SAQ, e Ontário, controlada pela LCBO. “O Canadá é um dos oito mercados
prioritários para a exportação de vinho brasileiro fino engarrafado. Desde 2007,
temos promovido os nossos vinhos e espumantes em Ontário e Quebec buscando o
nosso espaço no mercado canadense”, observa Bertolini. Este foi o quinto
evento consecutivo em Toronto nos últimos cinco anos.
Fotos de Leonardo Tenan
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