quinta-feira, 25 de outubro de 2012

CONCURSO PAN AMERICANO DE SOMMELIERS - BRASILEIRO ENTRE OS MELHORES

O 2º Concurso Pan-Americano de Sommeliers, realizado esta semana no Hotel e Spa do Vinho Caudalie, no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves (RS), elegeu o brasileiro Tiago Locatelli, do restaurante Varanda Grill em São Paulo, como um dos 3 primeiros colocados no ranking da competição das Américas. A vencedora, Veronique Rivest, canadense e sommelier do restaurante Chelsea em Quebec, se classificou para o Concurso Mundial de Sommeliers, que ocorre em 2013 no Japão. E, em terceiro lugar, o americano Ian Caubl, atualmente em Nova York. Os vencedores foram agraciados com garrafas de Moët & Chandon , champagne oficial da competição.
 
 
Foram 24 sommeliers de 12 países competindo no concurso que pode ser comparado à Copa América do Serviço de Vinho, promovida pela Associação Brasileira de Sommeliers (ABS), Associação Internacional de Sommeliers (ASI) e Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin).
 
 
 
Sommelier brasileiro Tiago Locatelli, em plena ação (Foto Orestes Andrade Jr)
 
 “Realizamos este concurso no berço da vitivinicultura brasileira em um local elegante e refinado como merece a profissão de sommelier”, afirma Danio Braga, presidente da ABS. 
 
 O 1º Concurso Panamericano de Sommeliers, realizado há três anos, em Buenos Aires, teve uma mulher como vencedora: Elyse Lambert, do Canadá, que trabalha no XO Restaurante do St James Hotel, em Montreal. Neste concurso, os dois brasileiros ficaram bem colocados, Guilherme Corrêa, da Decanter, ficou em terceiro lugar e Tiago Locatelli foi o quinto. O melhor sommelier do mundo, Gerard Basset, também esteve presente no concurso. 

  
 

Os três melhores sommeliers do concurso - Ouro - Veronique Riveste (centro), Prata - Tiago Loxcatelli (direita)
e Bronze - Ian Cauble (esquerda0(foto Orestes Andrade Jr)
 
 SOBRE A MOËT & CHANDON
 
Moët & Chandon é o champagne do sucesso e glamour desde 1743. Conhecida por suas conquistas, estréias e por seu lendário espírito pioneiro, Moët & Chandon é a Maison que apresentou o champagne ao mundo. Sinônimo das mais veneradas tradições e dos mais modernos prazeres, Moët & Chandon vem celebrando por quase 270 anos os momentos mais triunfantes com grandiosidade e generosidade.
 
 Desde 1989, Moët & Chandon tem sido o parceiro inseparável da Association de La Sommellerie Internationale – Associação Internacional de Sommeliers – e do Concurso Mundial de Sommeliers. É um forte compromisso que caracteriza o envolvimento com o trade no intuito de encorajar o desenvolvimento da profissão de sommeliers em todo o mundo.
 

Nenhum comentário: